Vamos cuidar da água do planeta?

água1

Definido por iniciativa da ONU durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, o Rio-92, o Dia Mundial da Água pretende conscientizar a população mundial sobre os desafios do gerenciamento da água do planeta e da necessidade de um esforço global para enfrentar o problema.

De acordo com relatório da ONU, a demanda mundial por água vai crescer cerca de 55% até 2050. Enquanto isso, o crescimento demográfico nos próximos 40 anos está estimado em dois a três bilhões de pessoas.

Segundo Carlos Eduardo Morelli Tucci, professor do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da UFRGS e doutor em Recursos Hídricos pela Colorado State University existem dois riscos: de escassez por aumento da demanda (a oferta e a demanda de água nem sempre são equivalentes) e da escassez de qualidade devido à contaminação da água disponível.

Conforme o professor, a demanda cresce não apenas devido ao aumento da população, mas também em decorrência da mudança de hábitos, incremento da renda e outros fatores. “O aumento de demanda faz com que a mesma quantidade de água seja disputada por um maior número de usuários, além da redução da disponibilidade pela contaminação”, explica.

É isso que precisa ficar claro: a água não acaba. Através de um fenômeno chamado Ciclo Hidrológico, a quantidade de água na Terra é praticamente a mesma há milhões de anos. Águas do mar e dos continentes evaporam, formam nuvens, voltam à terra (chuva, neve), escorrem para rios, lagos e subsolo e, finalmente, retornam ao mar. A água se perde com a poluição e com a contaminação dos recursos hídricos, o que precisa ser controlado.

“Como qualquer produto, a água somente será valorizada quando ocorrer falta de água ou ela estiver contaminada. Por isso, o preço deve ser ajustado a uma gestão racional, já que não existe órgão mais sensível do que o bolso”, sentencia o professor Carlos Eduardo Morelli Tucci.

Memorial 7 revisa valores de poupanças atingidas pelo Plano Verão

Uma decisão da Justiça determinou ao Banco do Brasil o pagamento da revisão das poupanças atingidas pelo Plano Verão, que entrou em vigor em janeiro de 1989 e gerou uma perda de  20,46% no rendimento das contas com aniversário entre o dia 1º e 15 daquele mês. A revisão pode chegar a 180% com a atualização e os juros estipulados pela Justiça.

A decisão tem abrangência nacional. Ao todo, cerca de três milhões de poupadores com contas no Banco do Brasil têm direito à revisão, que inclui a aplicação correta do índice de correção da poupança, juros, e juros da poupança.

O Memorial 7, sistema da Exotics Informática para cálculos de atualização monetária, possui todos os recursos para revisão e correção dos valores destas poupanças.

Para tanto, é preciso fazer dois cálculos: um para encontrar a diferença devida em fevereiro de 1989 (primeira imagem) e, outro, para atualizar a diferença (segunda imagem).

Modelo de Relatório fornecido pelo Memorial 7 com descrição dos critérios aplicados e valores obtidos

Modelo de Relatório fornecido pelo Memorial 7 com descrição dos critérios aplicados e valores obtidos

Agora, com os valores monetariamente corrigidos, conforme decisão judicial

Agora, com os valores monetariamente corrigidos, conforme decisão judicial

Fique atento ao prazo: para receber o dinheiro da revisão, o poupador precisa entrar com um pedido de execução da ação na Justiça. O prazo para fazer a solicitação termina em outubro de 2014.

Melhorias no Advoc 6: configuração avançada de permissões de acesso

Conheça o mais recente benefício incorporado ao seu sistema de gerenciamento de processos jurídicos

Agora, no cadastro de perfis de operadores do Advoc 6, foi adicionado o botão “Avançado“, que permite controlar mais detalhadamente as permissões de acesso de cada perfil. O objetivo é flexibilizar a configuração das permissões de acesso, que em alguns casos se mostravam genéricas.

Advoc6-Avançado

 

Por exemplo: a permissão “Alterar Processos” inclui a permissão para arquivar processos, sendo uma permissão atrelada à outra. Com a mudança, o operador pode desmarcar “Alterar Processos” e usar o botão “Avançado” para conceder separadamente as permissões que desejar.

Além disso, vários recursos do Advoc ficavam disponíveis apenas para usuários com “Controle Total”. Agora, ao utilizar o botão “Avançado”, é possível conceder o acesso a esses recursos para qualquer perfil de operador.

Note que a lista de permissões do “Avançado” funciona para adicionar permissões que não tenham sido concedidas de forma genérica no cadastro do perfil. Para remover permissões individuais, deve-se primeiro desmarcar as permissões genéricas do cadastro (desmarcar “Alterar Processos”, por exemplo) e depois usar o botão “Avançado” para marcar as permissões específicas que se pretende conceder.

A configuração avançada de permissões é de uso opcional, podendo o usuário seguir utilizando apenas as permissões genéricas se as considerar suficientes para suas necessidades.

Oi, março!

DSCN0369

Dar as boas-vindas para o mês de março é como receber de braços abertos o novo ano. Afinal, no período de final e início de ano ainda vivemos o clima de festas, férias e equipes reduzidas.

Com o retorno de todos os colaboradores de suas aguardadas e merecidas férias, nosso contingente está novamente completo. Então, todos os departamentos da Exotics Informática estão prontos para atender aos antigos, novos e futuros clientes. Veja nossos contatos e horários de atendimento:

Departamento de Vendas

Porto Alegre: (51) 3028.4520 / info@exotics.com.br

São Paulo: (11) 3522.6864 / saopaulo@exotics.com.br

Curitiba: (41) 3312-1667 / curitiba@exotics.com.br

Departamento de Suporte Técnico

(51) 3346.4520 / suporte@exotics.com.br