Ontem, dia 16 de abril, à convite do Sebrae RS, eu e a Fabiane Prusch, gerente comercial da Exotics Informática, acompanhamos a 49ª Reunião da Qualidade RS, no Teatro do Sesi/Fiergs.
A primeira palestra, realizada logo após a solenidade de abertura, foi ministrada pelo Life Coach Gabriel Carneiro Costa. Com o tema “A vida que encanta num mundo para chamar de seu”, ele apresentou aspectos importantes sobre o bem-estar dos colaboradores no ambiente de trabalho e frisou que, para ele, não há separação entre a vida pessoal e profissional.
Gabriel acrescentou, ainda, que algumas empresas agem na contramão da felicidade. “Vejo muitos gerentes e líderes de equipe destacando o esforço, não o resultado. Reconhecem o funcionário que virou a noite trabalhando, não o que apresentou, de fato, os melhores resultados. Dessa forma, não respeitam o período e o espaço da vida pessoal do colaborador”, explica.
Como Life Coach, Gabriel Carneiro Costa trabalha para ajudar pessoas a caminhar em direção aos seus objetivos.
Em sua fala, Gabriel usou a imagem do jogador de golfe Tiger Woods para representar a comemoração por cada vitória
Agora, dividimos com vocês alguns dos passos sugeridos por ele:
– Em primeiro lugar, você precisa saber o que quer para o resto da vida. A partir disso, é preciso colocar em ação o que será feito hoje para atingir essa meta. É a ação que determina quem vai chegar aos seus objetivos ou quem vai ficar apenas planejando.
– Na busca por estas mudanças, alguns gatilhos podem ser usados para ressignificar: estado emocional de coragem (é preciso de coragem para mudar e agir), disposição para deixar de ser (abandonar velhos hábitos e valores), e valores que contagiam (pessoas positivas contagiam quem está ao seu redor).
– Não é errando que se aprende, mas refletindo sobre o erro.
– Ser feliz dá trabalho.
– A vida não é constante e não podemos ter controle total.
– Não se passa da zona de conforto diretamente para a zona de vitória. É preciso voltar para a ‘zona de incompetência’, analisar nossas habilidades para, então, agir em busca dos objetivos traçados.
– Permita-se ficar chateado com frustrações e insucesso. Mas não prolongue esse período.
– Comemore suas vitórias.
Concluída a primeira palestra, foi a vez do presidente emérito da Marcopolo, Paulo Bellini, resgatar a trajetória da empresa e mostrar como foi trabalhada a motivação entre os colaboradores. A participação foi descontraída e cheia de anedotas, que mostraram a coragem e empreendedorismo do agora senhor de 86 anos.
Na época de criação da Marcopolo – uma das maiores fabricantes de carrocerias para ônibus do mundo –, com falta de experiência, de tecnologia e de capital, a empresa precisava de 90 dias para produzir uma única carroceria. Hoje, são fabricadas mais de 120 por dia.
Para Bellini, no entanto, este sucesso não seria alcançado sem a integração da equipe. “Em 1986, fizemos uma viagem ao Japão. Percebemos que eles estavam à frente e voltamos com muitas ideias. Mas, de nada adiantaria apenas eu e a diretoria acreditarmos nessas ideias, o fundamental foi conseguirmos trabalhar com toda a equipe, na época composta por 3 mil colaboradores”, explica.
Hoje, a Marcopolo possui mais de 22 mil funcionários. Bellini credita o sucesso da companhia ao engajamento. Como presidente emérito, é responsável por zelar pela cultura da empresa e motivar os colaboradores. “A história humana é mais poderosa do que a tecnologia. Máquinas podem ser compradas, mas as pessoas não”, destacou. “Sinto uma satisfação enorme em saber que temos uma equipe muito motivada”, finalizou.