Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecer melhor, como também para criar um clima de cooperação
Além de bastante festa, o período da Copa do mundo é também o momento ideal para motivar os funcionários de uma empresa. Para isso, não há nada melhor do que se espelhar em uma seleção nacional.
Muitos já devem estar familiarizados com o termo “gestão de pessoas”, utilizado frequentemente no ambiente profissional no que diz respeito ao gerenciamento de pessoas, trabalho em equipe, liderança, feedback, entre outros. O curioso é que podemos aplicar este conceito a vários outros tipos de situação, inclusive a um time de futebol.
“Venho acompanhando o desempenho das seleções nacionais e observei alguns pontos que podem talvez explicar casos de sucessos e fracassos. Em minha opinião, não existe diferença entre a liderança de um técnico de futebol e de um gestor dentro de uma empresa, pois ambos têm que motivar e influenciar seus colaboradores para atingirem as metas definidas pelo clube ou pela empresa”, explica Barbosa.
O trabalho em equipe é fundamental para se atingir resultados. É importante que o líder estabeleça um relacionamento de confiança com sua equipe, pois só assim a comunicação entre eles será eficaz. Desenvolver atividades que melhorem a relação entre a equipe é fundamental para que as pessoas tenham condições de se conhecerem melhor e instaurar um ambiente de cooperação e não de competição. É importante conhecer e respeitar o perfil de cada profissional individualmente para obter o melhor desempenho dele.
Cada equipe tem sua particularidade, entretanto, para uma seleção atingir seus objetivos é preciso potencializar os espíritos de grupo respeitando as individualidades. Assim, o empreendedor sendo um grande líder, certamente estará aproveitando o momento e os exemplos para crescer, em vez se reclamar do que pode acontecer.