Com cerca de 100 milhões de usuários no Brasil, o WhatsApp é tão onipresente quanto multifuncional: serve não apenas para manter o contato com familiares e amigos, mas também para conversar com colegas de trabalho, chefes, subordinados e clientes.
Nenhum empregador gosta que seu funcionário atrase suas tarefas por passar muito tempo conversando no WhatsApp sobre assuntos pessoais. O contrário também deve valer: não é permitido importunar a equipe com cobranças via app no seu período de descanso. É claro que há exceções, mas a facilidade para enviar mensagens não autoriza invasões.
Esta mesma orientação vale para WhatsApp, e-mail ou qualquer outra ferramenta online: não abandone as interações presenciais em nome da (inegável) praticidade de se enviar mensagens por escrito.
Isso se aplica especialmente a conversas importantes, como feedbacks para a equipe ou negociações delicadas com clientes e fornecedores. Utilize o aplicativo para recados rápidos e simples.
3. Mandar piadas, frases de autoajuda ou “desabafos” sobre política
Antes de enviar um conteúdo engraçado para colegas, chefes e subordinados pergunte a si mesmo se você compartilharia aquilo com eles presencialmente. Mensagens descontraídas ou alheias ao trabalho não são proibidas — mas é preciso avaliar se você realmente tem intimidade com o destinatário.
4. Visualizar e não responder
O WhatsApp notifica a leitura de todas as mensagens, e a “delação” pode causar muitos conflitos, inclusive no contexto profissional. Desabilite a função ou responda rapidamente, mesmo que seja para avisar que em breve dará o retorno solicitado.
5. Confundir destinatários
Com a pressa e a distração do dia a dia, não é difícil mandar mensagens para as pessoas erradas. Preste atenção antes de clicar em enviar.
6. Usar uma foto de perfil inadequada
Se você se comunica por WhatsApp com outros profissionais ou clientes, opte por algo que preserve sua privacidade e evite constrangimentos. Não precisa ser uma imagem séria, mas trajes sensuais devem ser evitados.
7. Errar a mão nos emojis
Um dos recursos mais populares do WhatsApp é o imenso acervo de carinhas e ícones divertidos que você pode adicionar às suas mensagens. Os “emoticons” são aceitáveis numa interação profissional, mas é melhor usá-los com parcimônia. Opte pelos mais básicos e universais.
8. Tropeçar no português
A redação de um e-mail costuma exigir mais tempo e concentração do que a produção de uma mensagem de WhatsApp. Essa rapidez pode levar a erros de gramática e ortografia. Além disso, a ferramenta de autocorreção pode substituir a palavra digitada por outra e causar constrangimento. A única alternativa é revisar antes de enviar.