Atividades marcam a Semana do Meio Ambiente em Porto Alegre

marinha do brasil

Vista aérea do Parque Marinha do Brasil

Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, são reforçadas as ações de conscientização nas cidades, com programações diversas para discutir o tema. Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente promove atividades até domingo.

Na tarde de hoje, por exemplo, haverá plantio de árvores nativas no Parque Marinha do Brasil. A programação completa está disponível no site da SMAM.

A 29ª Semana do Meio Ambiente  de Porto Alegre se encerra com a mostra Lixo do Dilúvio, que vai expor, também no Parque Marinha do Brasil, das 10h às 17h de domingo, objetos removidos durante a limpeza do Arroio, em maio. Este seja, talvez, o momento mais marcante de toda a diversificada programação em comemoração à data.

Isso porque o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) retirou 230 toneladas de lixo dos cerca de 10 km de extensão do Arroio.

Registro do primeiro dia de limpeza do Arroio Dilúvio. Crédito: Ricardo Giusti/PMPA

Registro do primeiro dia de limpeza do Arroio Dilúvio. Crédito: Ricardo Giusti/PMPA

Entre os materias descartados irregularmente e removidos pelo DMLU estão 625 pneus, oito sofás, carrinho de bebê, cadeiras de rodas, piscina plástica, fogão, geladeira, carcaça de computador, de televisor, de ventilador e de orelhão, cinco bicicletas entre muitos outros objetos.

Durante décadas, com águas claras e límpidas, o Dilúvio serviu para pesca e banho. No entanto, o período faz parte apenas da memória dos porto-alegrenses.

O Arroio Dilúvio divide os dois sentidos da Avenida Ipiranga, uma das vias mais importantes de Porto Alegre. Na Capital, a nascente está localizada na Lomba do Pinheiro e desemboca no Guaíba.

O Dilúvio na época em que era utilizado para banho e diversão. Crédito: Divulgação/PMPA

O Dilúvio na época em que era utilizado para banho e diversão. Crédito: Divulgação/PMPA