7 erros que colocam em cheque a produtividade das empresas

Crédito da imagem: ThinkStock

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A produtividade de sua empresa pode ser afetada por uma das falhas mais básicas: erros na contratação de funcionários

Sob influência da crise política e econômica, as empresas brasileiras têm perdido competitividade perante outros mercados globais. De acordo com o ranking global do Instituto da Escola de Negócios Suíça IMD, o Brasil está na 57ª posição entre 61 nações, atrás de outros países da América Latina, como Argentina (55ª), Peru (54ª), Colômbia (51ª) e Chile (36ª).

Conforme Francisco Teixeira Neto, especialista da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a competitividade está diretamente ligada a produtividade das empresas – embora a instabilidade econômica e política também exerçam influência importante. Confira, então, os principais erros que comprometem a produtividade e cuja mudança está ao alcance das empresas:

1. Erros na contratação dos funcionários – designar uma pessoa para um cargo no qual ela não possua o perfil e as competências necessárias ou contratar pessoas que não estejam alinhadas aos valores, crenças e objetivos da organização.

2. Falta de capacitação – não desenvolver constantemente as pessoas para a exercício da função, já que os processos são aprimorados e seus padrões alterados. Pessoas desatualizadas geram produtos ou serviços que precisam ser refeitos. Além disso, é importante estimular o feedback sobre o desempenho dos colaboradores. Se as pessoas não sabem o que fazem de errado, também não é possível que melhorem seu desempenho.

3. Ausência de processos – a falta de padrões impossibilita a replicabilidade de um processo ou resultado, gerando retrabalho.

4. Falta de indicadores – é necessário a medição e a melhoria do desempenho. A falta de indicadores deixa o processo muito subjetivo, nem sempre proporcionando os dados concretos para realizar mudanças.

5. Não monitorar e avaliar – se não há medição nem monitoramento do desempenho das pessoas, não há como fazer o gerenciamento;6. Infraestrutura defasada – a ausência de recursos para que as pessoas possam realizar suas funções com saúde e segurança. Isso inclui também estar atento às inovações tecnológicas que possam proporcionar ganhos de produtividade.

 7. Informações centralizadas – não disponibilizar as informações necessárias, ou devidamente atualizadas, para o exercício da função e a tomada de decisões pelas pessoas.

Fonte: Portal Administradores