Se você costuma ter dificuldade em cumprir prazos de trabalho e percebe que as atividades se acumulam, a chamada Técnica Pomodoro pode ser uma aliada para aumentar a produtividade. A ferramenta é simples e eficaz para gerenciar o tempo.
Desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, que procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos nos primeiros anos de universidade, a técnica utiliza um timer de cozinha para organizar as tarefas.
O timer usado por Cirillo tinha o formato de um tomate (pomodoro, em italiano) e girava durante 25 minutos até emitir um barulho que indicava o término do tempo programado. Nesse período, ele se concentrava nas suas tarefas sem interrupções. Francesco Cirillo divulgou a técnica quando percebeu os bons resultados em sua rotina.
Hoje, diversos sites e aplicativos (Tomato Time, Pomodoro Time, Pomodoro Keeper, Focus Keeper, etc.) ajudam na aplicação da técnica e dispensam o timer de cozinha.
Como funciona
A técnica está baseada na ideia de que, ao dividir o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, pode-se melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco. Para colocá-la em prática é necessário:
– Timer ou cronômetro para fazer contagem regressiva.
– uma planilha de tarefas (to-do-tasks).
– lápis e borracha.
O primeiro passo é fazer uma lista de tarefas a serem desempenhadas durante o dia. Depois, basta dividir o tempo em períodos de 25 minutos (chamados pomodoros) e trabalhar ininterruptamente enquanto o timer corre.
Quando o timer tocar (fim dos primeiros 25 minutos), marque as tarefas concluídas ou anote o status do trabalho (50% concluído, por exemplo) e faça um intervalo de 5 minutos. Aproveite a pausa para atividades que não estejam ligadas à tarefa (ir ao banheiro, ligar para um cliente, tomar um café). A cada quatro ciclos, a pausa deve ser maior (entre 15 e 30 minutos) para descansar.
Os intervalos entres os pomodoros são fundamentais para oxigenar o cérebro e aumentar a agilidade mental. Vale lembrar que essas medidas de tempo são as sugeridas no método clássico, mas nada impede que cada um encontre o próprio equilíbrio e período de descanso ideal.
Resultados
Os objetivos dessa técnica consistem em diminuir a ansiedade e aumentar o foco e a concentração nas tarefas. Ao anotar no papel o que precisa ser feito, é possível organizar as pendências, estabelecer metas para cada dia ou período de trabalho e acompanhar os resultados e avanços. Usuários garantem que depois de alguns dias utilizando a técnica, é possível notar benefícios como:
1. Entender quanto tempo leva para realizar cada tipo de atividade.
2. Entender o que te distrai recorrentemente.
3. Descobrir quais são as principais interrupções no seu trabalho.
* O artigo foi publicado pelo Na Prática, portal da Fundação Estudar.