A taxa de desemprego na Capital gaúcha recuou pela terceira vez consecutiva e, novamente, bateu recorde. O índice de novembro, divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que apenas 2,6% dos porto-alegrenses estão desocupados – menor taxa desde que a Pesquisa Mensal de Emprego (PME) começou a ser feita, em 2002. Em outubro, o índice era de 3%.
O percentual registrado na cidade é o menor entre todas as pesquisadas e inferior à média nacional, de 4,6%. A mesma pesquisa mostra que o rendimento médio do trabalhador gaúcho é de R$ 1.951,40, valor 1,8% maior que o do mês passado. No ano, o rendimento aumentou 8,9%, em média.
O percentual de desempregados também chegou a seu menor valor na série histórica em âmbito nacional: 1,1 milhão de pessoas. Isso representa queda de 10,9% em relação a outubro (cerca de 127 mil pessoas a menos em busca de emprego) e comportamento estável em relação a novembro do ano passado.
O levantamento também mostra que mais trabalhadores (31%) estão empregados em empreendimentos pequenos, com um a cinco trabalhadores – a taxa em 2011 era de 29,7%.
O número de empregados com carteira assinada segue o mesmo exemplo. Se há dois anos era de 49,8%, agora são 51,4% dos empregados. O percentual de trabalhadores por conta própria (16,5%) também aumentou.
Fonte: Zero Hora
Boas notícias para encerrar 2013!