Muitas profissões precisam apenas de um computador, telefone e acesso à internet para que possam ser exercidas. Especialmente nas cidades grandes, cresce cada vez mais o número de pessoas que optam por trabalhar em casa. A forma como cada um se organiza é algo particular, mas é quase unânime a opinião de que o home office requer alguns cuidados para não desviar o foco e manter a produtividade.
As dicas relacionadas abaixo foram publicadas no Portal Administradores e são assinadas pelo administrador de empresas Leandro Gonçalves Martins, que é também autor de livros sobre gestão e empreendedorismo.
Se você trabalha em casa ou pensa em migrar para este método de trabalho, essa lista é para você:
1. Trabalhe com uma agenda. Parece óbvio, mas muitas pessoas não conseguem ou não sabem usá-la;
2. Respeite o que definiu em sua agenda. Evite constantes adiamentos de atividades;
3. Alimente-se bem antes de começar a trabalhar para evitar “furtos” à geladeira. E respeite os horários para lanches, almoço, etc.;
4. Pratique atividade física diariamente, de preferência antes de começar o trabalho. O período da manhã, antes do café, é ótimo para 30 minutos de exercícios. Isso ajuda no foco e na dedicação, além de manter uma boa saúde;
5. Reserve horários para sair de casa e conversar com outras pessoas. Ficar muito tempo isolado pode favorecer quadros de ansiedade e depressão. Todos nós precisamos socializar. E faça isso pessoalmente. Nada de redes sociais. Lembre-se que é bom ouvir opiniões diferentes das suas;
6. Defina regras e horários com a família. Alguns familiares pensam que, por você não sair de casa, então não está trabalhando. Explique para todos, constantemente, a importância de respeitarem seu tempo e espaço de trabalho, mesmo que seja em home office;
7. Incorpore a meditação em sua vida. Diversos estudos científicos estão mostrando a eficácia dessas técnicas milenares na concentração das atividades de trabalho e estudo.