Para encerrar mais uma semana de trabalho, hoje dividimos com você um artigo interessante, escrito por um cliente já antigo, o advogado Gustavo Rocha, sócio da Consultoria GestãoAdvBr.
O texto apresenta os dados de uma pesquisa sobre Marketing Jurídico e algumas contribuições do próprio autor.
Vocês sabia que, apesar de todos os meios de divulgação e estratégias possíveis de serem adotadas, o meio mais eficiente ainda é a indicação? Cuidar das relações pessoais é, portanto, fundamental para o crescimento e sucesso profissional.
Abaixo, reproduzimos o conteúdo na íntegra, extraído daqui.
Marketing Jurídico: O que realmente funciona?
Uma pesquisa recente (Fevereiro/Março de 2013) realizada pelo FDJUR/GEJUR aponta rumos e reforça conceitos do marketing jurídico.
Pesquisa esta que foi respondida pelos próprios departamentos jurídicos e alguns escritórios de advocacia, ou seja, temos uma fonte fidedigna de informação.
Divido com vocês a pesquisa e após dou meus pitacos:
Alguns aprendizados que podemos ter com esta pesquisa:
1. O melhor marketing continua sendo a indicação. Então, o que você tem feito para ser indicado?;
2. Escrever artigos e estar posicionado com eles na internet tem efeito, embora enviar diretamente como informativo surta mais efeito ainda;
3. Mesmo sem tanta expressão, as redes sociais já aparecem com grau razoável de importância (quase 40%), e combinando recebimento de informativos com a ideia de redes sociais temos mais uma ferramenta útil ao escritório para seu posicionamento;
4. Fazer eventos e participar de eventos é essencial;
5. Estar presente na mente das pessoas é imprescindível, pois somente indicamos pessoas que nos relacionamos com frequencia e assiduidade;
Com todas estas informações novas, atualizadas e reais (pesquisa respondida pelos próprios departamentos jurídicos) vem a pergunta que não quer calar: Como o seu escritório está posicionado neste sentido?
Quer dizer, participa e faz eventos? Tem redes sociais atualizadas? Envia periodicamente informativos? Se coloca a disposição de todos os conhecidos para se tornar uma referencia e ser indicado?
Faz ou não faz?
Marketing jurídico: Quer saber o que realmente funciona?
A sua atitude de agora em diante.
Quando não temos a informação e ignoramos o como fazer é um problema de crescimento e visão de mercado. Agora, ter a informação e continuar a não fazer nada é uma escolha. E todas as escolhas tem consequencias.
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestãoAdvBr