Com um investimento de R$ 100 milhões, o novo prédio do Foro Central de Porto Alegre, na rua Manoelito de Ornellas, 50, no bairro Praia de Belas, foi inaugurado nesta segunda-feira com a presença de diversas autoridades do Poder Judiciário, do jurista Paulo Brossard de Souza Pinto, do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ/RS) Marcelo Bandeira Pereira, e do prefeito José Fortunati.
A estrutura nos seus 23 andares terá Varas Cíveis, de Família e Sucessões, Fazenda Pública, Falência e Concordata, Precatórios, Registros Públicos e Acidentes de Trabalho. No local, haverá também serviços de protocolo, informações, certidões e alvarás.
No prédio antigo do Foro Central, na rua Márcio Vidor, que será reformado, irão funcionar as varas criminais e o Juizado da Infância e da Juventude. O diretor do Foro, Cláudio Luís Martinewski, informou que serão transferidos para a nova estrutura mais de 870 mil processos, além de 1.629 equipamentos, dos Foros Central e regionais para tramitação imediata nas novas instalações.
“A mudança será concluída até o dia 27 deste mês e todas as varas estarão em funcionamento a partir do dia 30 de setembro”, explica. Segundo o diretor do Foro, o novo prédio foi planejado para atender ao aumento do número de processos cíveis nos próximos 30 anos.
Conforme Martinewski, os recursos utilizados na construção do prédio são provenientes do gerenciamento dos rendimentos dos depósitos judiciais feitos pelo TJ/RS. A estrutura de 75 mil metros quadrados conta com espaço para 43 varas que incluem gabinetes para os juízes de Direito, cartórios e salas de audiência. O prédio possui uma área de estacionamento para 814 veículos. O local terá um auditório, restaurante e posto bancário.
Fonte: Correio do Povo