23 de abril marca o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor. Oficialmente, a data foi criada em 1995, durante a XXVIII Conferência Geral da Unesco, realizada entre 25 de outubro e 16 de novembro daquele ano.
O objetivo é incentivar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do direito do autor.
A escolha da data é uma homenagem a Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Inca Garcilaso de la Vega, Vladimir Nabokovse, Maurice Druon, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo, autores que nasceram ou faleceram em 23 de abril.
Este ano, a cidade de Bangkok, capital da Tailândia, foi designada Capital Mundial do Livro 2013. A distinção é um reconhecimento a seu programa para promoção da leitura entre jovens e a população de baixa renda.
Em apoio à iniciativa, diversas cidades e empresas organizam ações para promover os livros e a leitura, especialmente entidades ligadas à educação e ao meio acadêmico.
Aqui na Exotics Informática, clássicos da literatura são disponibilizados para os funcionários, que podem desfrutar da leitura nos intervalos de trabalho – algo comum de se ver ao meio-dia – ou em casa, para os momentos de lazer, porque bons hábitos merecem ser compartilhados.