Separe o lixo em casa

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Exotics Informática presta uma singela contribuição: vamos publicar textos e recomendar leituras sobre o assunto aqui no blog. Cada um faz a sua parte e, juntos, cuidamos do local em que vivemos.

criancas

Separar e reciclar o lixo é uma das formas mais simples de exercer a educação ambiental. Ao destinar o lixo seco para a reciclagem, evitamos que ainda mais recursos naturais sejam extraídos do meio ambiente para a fabricação de novos produtos. A atitude estimula, ainda, a geração de emprego e renda.

Abaixo, listamos nove dicas simples para ajudá-lo a incorporar a coleta seletiva e, preferencialmente, envolver toda a família na ação.

1. Separe o lixo seco e úmido. Para facilitar o processo, não é necessário separar o lixo em papel, plástico, vidro, alumínio, não-recicláveis e orgânicos. Basta um cesto grande para secos e um menor para úmidos, já que todo o material passará por uma nova triagem e separação.

2. Lave os materiais recicláveis para retirar resíduos, evitar contaminação e odor forte. É o caso da caixa de leite, que precisa passar por uma limpeza simples. Mas, lembre-se: economizar água também faz parte do processo, seja cuidadoso.

3. Ao descartar, armazene os materiais adequadamente para economizar espaço e facilitar o transporte. Resíduos de papel, como jornais e revistas, podem ser separados em malotes, já as garrafas PET devem ser amassadas e fechadas com a tampa. Para vidros, utilize caixas, e não sacolas.

4. Inclua produtos responsáveis na sua lista de compras. Dê preferência aos sustentáveis, especialmente sob o ponto de vista da embalagem.

reciclagem

5. Descarte pilhas, baterias, aparelhos eletrônicos e lâmpadas em lugares específicos. Quando jogados no lixo comum, eles demoram muito tempo para se decompor e liberam elementos tóxicos que contaminam os solos. Na maioria das cidades, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores são pontos de coleta.

6. Cuidado com o óleo de cozinha que não será mais utilizado. Se ele escorre pelo ralo, impossibilita o tratamento da água que vai para o esgoto. O ideal é aproveitar garrafas PET para armazenar e, então, descartar.

7. O que não vira lixo, como isopor, adesivos, guardanapos, papel higiênico e plásticos laminados, deve ser separado dos orgânicos. Em um aterro sanitário moderno, estes materiais são transformados em energia.

8. Não sabe para onde levar o lixo reciclável? Informe-se na Prefeitura de sua cidade. Cada município possui suas regras e dias específicos para coleta, e o mesmo acontece em condomínios e prédios. Outra opção é doar diretamente para cooperativas – consulte aqui se há alguma em sua cidade.

9. Além de separar o material orgânico, você pode montar uma composteira, que transforma o lixo em adubo para plantas em poucas semanas. Caso resida em apartamento, é só adaptar o tamanho.